Fauna Aquática

Caranguejo da areia

  
Embora eu não seja nenhum biólogo ou coisa assim, apreciei muito os caranguejos na praia (São Francisco do Itabapoana - RJ) e observei
que apesar de serem pequenos são muito rápidos. Sempre atento aos seus predadores e quando  se sente ameaçado, levanta os olhos
eficaz a atento no predador e na sua casa. Pode correr e parar, ir para frente e para trais  facilmente, em seu habitar natural o homem terá muita dificuldade para o pega-lo. Porem, "o homem com suas fábricas é o maior predador da natureza".


Ambiente

Programa de Despoluição da Baía de Sepetiba


A despoluição da Baía de Sepetiba é um das ações prioritárias da Secretaria de Estado do Ambiente, e que inclui a solução do passivo ambiental da falida mineradora Ingá Mercantil.
O Governo do Estado deu início, em 2008, às obras de descontaminação do terreno da Ingá, onde foi abandonada grande quantidade de efluentes industriais tóxicos, compostos de zinco e cádmio.  O projeto de descontaminação foi realizado por equipe técnica formada por professores da PUC/RJ e da Coppe/UFRJ.

As ações compreenderam a instalação de uma barreira hidráulica para contenção do fluxo do lençol freático; tratamento dos efluentes líquidos do lago; implantação de um sistema de monitoramento da área e descomissionamento da área da planta industrial. Já a equipe da Coppe/UFRJ efetuou o estudo geotécnico ambiental da área da planta industrial e da região periférica.

Em seguida, o terreno foi arrematado pela Usiminas em leilão realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente. A empresa mineira concluirá a descontaminação do terreno.

Em Junho de 2010, a Secretaria de Estado do Ambiente deu início ao projeto de reconstituição da orla da praia de Sepetiba, com reposição da faixa de areia e retirada de lama, além do remanejamento de uma área de mangue constituída por espécies invasoras e de caranguejos. Os recursos, de R$ 46 milhões, são do Fecam.

Sob a supervisão do biólogo Mario Moscatelli, a Secretaria de Estado do Ambiente efetuou o remanejamento de cerca de 500 mil mudas invasores da área de mangue e de aproximadamente 780 mil caranguejos que só se estabeleceram em parte da praia porque o lodo cobriu a antiga faixa de areia. A vegetação foi realocada no Canal do Fundão, onde o Governo do Estado realiza obra de despoluição, e os animais, levados pra uma área vizinha à Base Aérea de Santa Cruz.

Em seguida, será iniciada a recomposição da faixa de areia. Concluídas as obras, a praia de Sepetiba terá uma faixa de areia de, aproximadamente, 400 metros de largura em 2 km de extensão.

Saneamento – Em 2009, a Prefeitura do Rio iniciou projeto de saneamento da região de Sepetiba, com investimentos do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal. Além de rede de esgoto, as intervenções do projeto Saneando Sepetiba inclui pavimentação, urbanização e construção de duas estações de tratamento de esgoto (ETE), uma em Sepetiba e a outra, em Pedra de Guaratiba.

Ingá MercantilHistórico:

Ingá Mercantil – Desde 1998, com falência da empresa Ingá Mercantil, 390 mil metros cúbicos de efluentes líquidos, formando um lago tóxico com 260 mil metros quadrados, ficaram a céu aberto sem qualquer controle ou monitoramento. Durante a atuação da intervenção federal, de 2002 a agosto de 2007, a massa falida da Ingá Mercantil ficou impedida de tomar quaisquer providências que pudessem resolver a questão. Mas, em 2007, uma parceria entre o Governo do Estado e o síndico da massa falida, Jarbas Barsanti, viabilizou o processo de descontaminação do terreno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário